Consultores

O Instituto Alleanza possui parcerias com profissionais nas mais variadas áreas de ensino, a saber: Ciências Sociais Aplicadas, Biológicas e Humanas, convidamos a conhecer nossos consultores brasileiros e portugueses.

Regina Stefano

Formação

  • Pedagoga e Psicopedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Experiência Profissional

  • Coordenadora Pedagógica do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino nos Estado de São Paulo, há mais de 35 anos de experiência.
  • Organizadora da obra "A Criança de 6 Anos", pela Editora SIEEESP.
  • Coordenadora Científica Pedagógica do Congresso Saber.
  • Coordenadora Geral do Congresso Internacional dos Diálogos em Mediação de Conflitos Escolares.
 

Carlos Eduardo Silva Antônio

Formação

  • Direito - Advogado inscrito sob n.º 191.851 na Secção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil.

  • Graduado em Direito em 2001 pela Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes/SP.

  • Pós-Graduado em 2003 em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo/SP.

  • Curso de Extensão em Docência do Ensino Superior realizado em 2003 na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo/SP.

  • Pós-Graduado em 2007 em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP.

  • Contabilidade - Contabilista inscrito sob n.º 1SP182546/O-1 no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

  • Formado em 1994 pela Instituição de Ensino e Educação Washington S/C Ltda, em São Paulo/SP.

Experiência Profissional

31 anos de atuação em procedimentos relacionados com as áreas trabalhista, sindical, previdenciária e societária. Sólidos conhecimentos em gestão de contencioso judicial e administrativo trabalhista, sindical, cível e tributário; planejamento e execução de procedimentos preventivos, prestação de assessorias e consultorias nestas searas do direito.

  • ANDRADE GUTIERREZ ENGENHARIA S/A

Cargo atual: Gerente Jurídico Brasil e América Latina

Período: de janeiro de 2009 até presente data

  • CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA S/A

Cargo: Gestor Jurídico

Período: de junho de 1998 até novembro de 2008

  • CESA – CONTABILIDADE S/C

Cargo: Analista Contábil e, posterior, Contabilista

Período: de fevereiro de 1992 até junho de 1998

 
 

Cláudio Toledo

Formação

- Psicanalista clínico.

- Doutorando em estudos psicanalíticos no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

- Professor mestre em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); mestre em Teologia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

- Educador credenciado pela Congregazione per L'educazione di Roma (IT).

- Possui formação complementar (extensão universitária) em Filosofia Política (USP), Psicofarmacologia (UFMG) e em Psicopatologia lacaniana (UFMG).

Experiência Profissional

- Atende como psicanalista, em consultório particular, a jovens, adultos e casais.

- Atua como palestrante e conferencista, em especial em projetos de Psicanálise em extensão para instituições como o Banco do Brasil e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

- Coordena o atendimento do Programa de Escuta Focal e Supervisão, voltado para gerências e demais colaboradores de empresas e de Instituições de ensino.

- Como pesquisador nas áreas de Psicanálise, Filosofia da linguagem e Ética é autor de diversos artigos e ensaios, sendo um dos organizadores da obra “Psicanálise e Biopolítica: de que corpo se trata?” (2022).

- É um comunicador apaixonado, com expertise no comando de programas de rádio e TV.

- Por longos anos trabalhou como professor da rede pública e de Instituições de Ensino Superior; bem como junto ao terceiro setor, na direção de projetos de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 
 
 

Linda Bernardes

Formação

Doutora em Ciências pelo Programa de Medicina Translacional pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP).

Mestre em Ensino Superior em Ciências da Saúde, ambos pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP).

Especialista em Empreendedorismo Científico, Inovação, Economia Prateada e Empreendedorismo Sênior.

Graduada em Pedagogia pela Instituto Metodista de Ensino Superior.

Experiência Profissional

Na Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) coordena o Laboratório de Criatividade e Inovação em Saúde, atuando como docente e como pesquisadora do Departamento de Informática em Saúde e do Centro de Longevidade.

É designer de experiência e facilitadora de inovação e de novos negócios.

Coordena diferentes iniciativas de formação de empreendedores e empreendimentos.

Organiza eventos, atua como palestrante, conferencista, avaliadora e mentora em programas de empreendedorismo e inovação e em hackathons.

Atua em parceria com organizações públicas e privadas.

É mentora de grupos de estímulo ao empreendedorismo.

Desenvolve pesquisas nas áreas de empreendedorismo e inovação.

 
 

Lucia Secoti

Formação

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1986).

Mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2009).

Experiência Profissional

Professora da Pós-Graduação em Gerontologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal.

Ex-Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa/CNDI - Biênio 2018/2020.

Vice-coordenadora da Comissão de Articulação com os Conselhos e Comunicação Social do CNDI (Biênio 2016-2018).

Integrante da Comissão Especial sobre Participação Social - Conselho Nacional dos Direitos Humanos - CNDH.

Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Campinas e no Sub-regional Campinas.

Ex-vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Campinas.

Ex-Conselheira titular no Conselho Estadual do Idoso-CEI/SP.

Ex-Membro Colaboradora na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo.

Tem experiência em políticas públicas na área do envelhecimento, participação e controle social.

 

Maria de Mello

Formação

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990).

Mestre em Ciências por State University of New York (1995).

Ddoutora em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1999).

Experiência Profissional

Atualmente é Professora Afiliada da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da EPM-UNIFESP. pesquisadora colaboradora/assistente de inovação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia.

Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora - IP&D da UNIVAP.

Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Equipamentos de Auto Ajuda Tecnologia Assistiva, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, ajudas técnicas, sistema de acomodação postural, envelhecimento, saúde do idoso, intervenção e aval e idosos, tecnologia assistiva, dependência funcional.

Pesquisadora, Educadora e Empreendedora em Gerontologia, Inclusão e Tecnologia Assistiva e responsável pelo setor cientifico e novos negócios da Techbalance, e pesquisadora associada do Instituto Olga Kos.

 
 
 
 

Jane Patrícia Haddad

Formação

  • Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010-2013).
  • Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004).
  • Docência em Teoria Psicanalítica pela UFMG (2001).
  • Docência em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999).
  • Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998).
  • Atualmente cursa o curso de Extensão da UFMG em Psicopatologia Lacaniana (2022).

Experiência Profissional

  • Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora.
  • É conferencista, tendo participado de inúmeros eventos naciona e internacional educacionais.
  • Coordenadora Geral do Congresso Internacional dos Diálogos em Mediação de Conflitos Escolares.

Autora dos livros:

  • “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”. Editora WAK, Rio de Janeiro.
  • “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas”. Editora WAK, do Rio de Janeiro.
  • Cabeça nas Nuvens: orientando Pais e Educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção. Editora WAK, do Rio de Janeiro.
  • Co-autora do livro Escola no Divã lançado em 2018.
  • Sobre a Saúde mental na educação: escutas e Inquietações em 2021.
 

Camila Fardin Grasseli

Formação

  • Psicóloga e Psicanalista;
  • Doutoranda em Psicologia PUC MINAS na linha de pesquisa de processos psicossociais investigando a temática da hipermodernidade e seus impactos na construção das subjetividades;
  • Mestre em Psicologia Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 2008;
  • Especialista em Teoria Psicanalítica Universidade Federal de Minas Gerais, em 2004;
  • Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 2000.

Experiência Profissional

  • Desde 2000 trabalha como psicóloga e psicanalista em consultório particular conduzindo psicoterapia de crianças, adolescente e adultos.
  • Trabalhou durante anos no Hospital Psiquiátrico Galba Velloso em Belo Horizonte, MG.
  • Na área escolar, atua desde 1994 como professora e desde 2009 como docente no ensino superior. É professora assistente no curso de psicologia do Centro Universitário UNA em Belo Horizonte, onde ministra as disciplinas de Psicanálise; Psicopatologia e conduz supervisão de estágios clínicos. Trabalha em parceria com a Vara de Família do TJMG em casos de rompimentos de vínculos familiares.
  • Colunista convidada na área de saúde mental do jornal O Tempo.
 
 

Paula Ferreira Chacon

Formação

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985).

Pós-graduada em Sociologia (1989).

Especialista em Gerontologia pela Universidade FUMEC (2007).

Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência cm ênfase no envelhecimento pela Universidade FederaL de Minas Gerais (2015).

Experiência Profissional

Servidora aposentada da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/MG/Brasil, da atenção primária (1986 a 2021).

Atuação na área de Serviço Social em orientações previdenciárias e direitos sociais, atenção ao idoso, estudo sócio econômico, atendimento familiar e individual, trabalho com grupos.

Coordenação e realização de atividades com Grupos de Convivência da Terceira Idade (1998 a 2020))

Grupo de Apoio a Cuidadores Familiares de Idosos Frágeis, atividades voltadas para o idoso e sua família em campanha de vacina e semana do idoso.

Matriciamento de profissionais coordenadores de grupos de apoio a cuidadores de idosos em regionais de BH.

Preceptora da residência multiprofissional do Hospital Odilon Behrens com ênfase na saúde do idoso.

Preceptora do PET Idoso da SMSA em convênio com a PUC-Minas, preceptora da residência em atenção básica da SMSA de BH.

Colaboração na coordenação do Projeto de Qualificação do Cuidado ao Idoso Frágil.

Participação de Fóruns regionais de atenção ao idoso e suas famílias.

Docente nos Cursos de Formação Inicial para o Agente Comunitário de Saúde (2007), Agente de Endemias, Qualificação do Cuidado ao Idoso Frágil e Metodologia do Trabalho com Grupos de Cuidadores Familiares de Idosos Frágeis (2009).

Professora convidada para ministrar aulas eventuais no curso de Serviço Social da PUC Contagem/MG

Professora da pós-graduação em Gerontologia da PUC-Minas e em Fisioterapia em Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas

Membro da Frente de Fortalecimento dos Conselhos e da Frente Nacional de Fortalecimento às ILPI, Integrante da equipe da Rede Longevidade.

 
 
 

Débora Gozzo

Formação

Pós-doutora pelo Max-Planck-Institut, Hamburgo/Alemanha.

Doutora em Direito pela Universidade de Bremen/Alemanha.

Mestre em Direito pela Universidade de Münster/Alemanha e pela USP/Brasil.

Experiência Profissional

Professora Titular de Direito Civil - USJT.

Professora Titular do Mestrado em Ciência do Envelhecimento - USJT;

Ex- Coordenadora do Núcleo de Biodireito e Bioética da ESA-OAB/SP (2019-2021).

Visiting Professor nas Universidades de Bonn, Heidelberg/Mannheim, e Bucerius Law School, Alemanha.

Research Fellow do Max-Planck-Institut, Hamburgo/Alemanha.

Membro-fundadora da Academia Iberoamericana de Derecho de Família y de las Personas.

Membro da diretoria da International Academy of the Study of the jurisprudence of the Family. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Do início ao fim da vida: uma discussão bioética sobre as inovações tecnológicas do século XXI. (USJT).

Advogada e Consultora.

 
 

Karine Moreira

Formação

  • Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014).
  • Pós-graduanda em Clima Escolar e Relações Interpessoais na Escola pelo Grupo FAMART de Educação.

Experiência Profissional

  • Educadora há 10 anos, com experiência nas redes pública e privada.
  • Profissional dedicada e criativa. Acredita que o processo de ensino e aprendizagem ocorre entre professor e aluno e vice-versa e que esse processo é muito mais efetivo quando pautado no amor.
 

Sandhra Cabral

Formação

  • Comunicóloga, educomunicadora (USP) e especialista em atualização profissional por meio de Comunidades de Prática Virtuais;
  • Mestre em Inovação na Comunicação de Interesse Público pela USCS/USP;
  • Jornalista graduada pela UMESP – Universidade Metodista do Estado de São Paulo;
  • Linkedin: https://www.linkedin.com/in/sandhra-cabral-40794623/

Experiência Profissional

  • Jornalista com 25 anos de experiência em hard news, com passagem por grandes emissoras de São Paulo como CBN, Record, Eldorado e Estadão, nos cargos de repórter, âncora de programas jornalísticos e de educação, e editora-chefe
  • Docente universitária na USCS;
  • Coordenadora da UNBOX - Agência de Comunicação Integrada da Escola da Indústria Criativa da USCS.
  • Palestrante e Consultora em Inovação na Educação
  • Formadora de professores, gestores e lideranças educacionais.
  • CEO do portal e redes sociais digitais Educar para Ser Grande www.educarparasergrande.com.br
  • Apresentadora do Podcast Roda de Conhecimento https://open.spotify.com/show/4V6JRGR7c5f6OI3SZWP6XW
  • Curadora de Conteúdo Digital
  • Quatro prêmios em Jornalismo: Melhor Âncora da Rádio Eldorado em 2009; Prêmio Latino-americano de melhor entrevista em 2009; Sindipan de Jornalismo em 2010; e Prêmio de Jornalismo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em 2013.
 
 
 
 

Sabrina Ferrari

Formação

  • Médica graduada pela Faculdade de Medicina de Barbacena ( 1991)
  • Pós-graduada em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia
  • Pós-graduada em Pneumologia pela Santa Casa de Misericórdia
  • Especialista em Medicina Antroposófica pelo Instituto Rudolf Steiner
  • Especialista em Medicina do Trabalho pela Faculdade Ciências Médicas
  • Especialista em Gestão de Saúde e Auditoria Médica pela Universidade Unimed
  • Membro da AEPROMO (Associação Européia de Ozonioterapia)
  • Mestranda em Ergonomia pela Faculdade De Medicina Ciências Médicas
  • Pesquisadora Comportamental pela Universidade de Auckland, Nova Zelândia

Experiência Profissional

  • Atua há mais de 30 anos em clínica privada e SUS, com foco em Saúde Mental no Brasil e na Nova Zelândia.
  • Pesquisadora Comportamental, psicanalista, educadora e empreendedora social, há mais de 30 anos atuando na gestão de conflitos familiares em comunidades e áreas de risco junto a vítimas de violência doméstica.
  • Palestrante motivacional junto a empresas como a USIMINAS, ACESITA, TAM entre outras.
  • Pioneira global no projeto “Fotografia como Ferramenta para Desenvolvimento da Autoestima e Inclusão Social para Portadores de Deficiência Visual”, com atuação em Minas Gerais e Auckland, Nova Zelândia ( Blind Low Vision Foundation NZ).
  • Projeto Girls Day Springboard, em Auckland, NZ
  • Trabalhando a autoimagem e autoestima em adolescentes marginalizados.
  • Artista Visual com projetos no Brasil e no exterior, sendo o foco de seu trabalho a construção do eu enquanto sujeito.
  • Trabalha a arte junto aos seus pacientes como uma importante ferramenta terapêutica de resgate/reconstrução da instância psíquica fundamental, o self, usando para isso uma metodologia própria chamada “Safe Room”.
 

Samantha Oliveira

Formação

  • Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP;
  • Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional – pela Faculdade Metropolitana;
  • Formação em Magistério pela E.E.S.G. Otoniel Mota Ribeirão Preto/SP;
  • Curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Metropolitana;
  • Curso de Extensão em Autismo: Educação e o Processo de Aprendizagem pela Faculdade Metropolitana;
  • Formação em Entendendo a Dislexia pelo Instituto ABCD;
  • Formação em Como Lidar com a Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia- ABD;
  • Formação em Atualidades Em Dislexia ministrada pela Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini;
  • Formação continuada em Práticas de Alfabetização pelo Ministério da Educação – MEC;
  • Formação continuada em A BNCC na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Ministério da Educação – MEC;
  • Formação em Transtorno do Neurodesenvolvimento e Neuroeducação, pela Clínica ABCW Interdisciplinar e Clínica RW Neurologia;
  • Formação de Alfabetização Fônica: Conhecendo o fundo os processos envolvidos- ministrada pela Dra. Luciana Marcilio, Dr. Luiz Graton e Prof. Dr. Fernando Capovilla;
  • Formação em Cérebro, Habilidades E Afetividade Nas Práticas Escolares Inovadoras. - Ministrado pela Profa. Dra. Marta Relvas;
  • Pós-Graduanda em Neurociência, Afeto, Cognição e Aprendizagem Ativa pelo Instituto Neurossistêmico.

Experiência Profissional

  • Educadora formada no magistério desde 1994 altamente qualificada e dedicada, com formação acadêmica principal em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Vasta experiência em educação, com foco na inclusão de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como Dislexia e TDAH. Minha paixão por essa área é impulsionada por minha experiência pessoal como mãe de dois filhos com esses transtornos.
  • Além da formação e experiência prática, com escolas e famílias, sou autora e organizadora, escrevendo livros relacionados a Dislexia, TDAH e educação, com o objetivo de educar a comunidade sobre esses transtornos.
  • Palestrante “semeando e transformando vidas” e organizadora de eventos educacionais, comprometida em disseminar o conhecimento e promover práticas inclusivas na educação.
  • Fundadora e Idealizadora da "Projeto Dislexia TDAH Amor de Mãe", uma iniciativa sem fins lucrativos que compartilha informações sobre Dislexia e TDAH, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
  • Fundadora e Diretora da "Clínica Samantha Oliveira Aprendizagem Saúde Integrada" em Ribeirão Preto. A clínica desempenha um papel fundamental no apoio a famílias e escolas, buscando soluções eficazes para crianças e jovens com necessidades educacionais especiais.
  • Sou uma educadora dedicada e apaixonada, com conhecimento sólido, experiência prática e um profundo compromisso com a conscientização e o apoio aos transtornos do neurodesenvolvimento, desempenhando um papel valioso na promoção da educação inclusiva.
  • Resumo: Palestrante; Organizadora de vários eventos na área da educação, Fundadora e Diretora do Projeto Dislexia TDAH Amor de Mãe, CEO – Clínica Samantha Oliveira Aprendizagem Saúde Integrada - Ribeirão Preto/SP, Consultora Inclusiva Educacional, Docente na Educação Infantil - Escola Vivenfância – Ribeirão Preto., Autora dos livros “ Dislexia: Um Modo Diferente de Aprender”; “Dislexia e o Preconceito”; “Dislexia e os Sentimentos” e “Dislexia e os Sons das Letrinhas”; “TDAH – O Cérebro que não Queria Desacelerar; “Amor de Mãe – Uma Força sem Limite”; Organizadora e Autora do livro “Perguntas e Respostas sobre Dislexia e TDAH”- “Volume 1 , 2 e 3 ”; autora de capítulo do livro “Redescobrindo a Aprendizagem e a Inclusão”, Escritora de artigo para Revista do SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, Associada na Associação Brasileira de Neuropsicopedagogia.
 
 

Tânia Queiroz

Formação

  • Doutoranda e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela Emil Brunner World University (Estados Unidos), ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica e Investigações sobre a psicanálise nas organizações com foco na Gestão Escolar;
  • Pós-Graduação e MBA Executivo em Gestão Escolar, atuando há mais de 30 anos com programas de formação e processos de desenvolvimento organizacional e comportamental;
  • Pedagoga, historiadora, psicóloga transpessoal, com especialização pela PUC em Psicodrama, pós-graduada em Didática, pós-graduada em Tecnologias Aplicadas à Educação.

Experiência Profissional

  • Fundadora, CEO e Diretora de Ensino do ITQ (Instituto Tania Queiroz) – Consultoria, Formação e Treinamentos, especializado em consultoria e em formação de gestores escolares;
  • Consultora e palestrante diferenciada, autora de mais de 25 livros na área educacional para gestores, educadores, pais e alunos, revistas, manuais, vídeos, e-Books e cursos online;
  • Escritora e professora de Planejamento Estratégico, Liderança, Motivação, Gestão de Pessoas, entre outros temas em cursos de Pós-Graduação e MBA Executivo em Gestão Escolar;
  • Personal & Professional Coaching, membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Formação e Certificação internacional reconhecida pela Graduate School of Master Coaches e Institute Coaching Council (ICC);
  • Ministra palestras em eventos nacionais e internacionais.